10/12/2014

Projeto Solidário “ Crescer Com Laços”













E também porque é Natal… nunca é demais falar de amizade, ajuda e solidariedade. E é nesse sentido que damos o nosso apoio ao PROJETO Solidário “CRESCER COM LAÇOS”

Este projeto visa dar continuidade a um conjunto de atividades que têm vindo a ser desenvolvidas na nossa escola, com sucesso, e pretende alargar a sua ação a toda a comunidade educativa e cujo lema é:

“ Educar a mente sem educar o coração não é educação.”

Aristóteles


O desenvolvimento deste projeto visa contribuir para a concretização dos Objetivos do Milénio (podes consultar-http://www.unric.org/pt/objectivos-de-desenvolvimento-do-milenio-actualidade), apoiar programas / projetos de cariz social, cultural e cívico para o desenvolvimento e cooperar com entidades e organizações por forma a garantir a concretização das ações para alcançar os seguintes objetivos: 

- melhorar a nossa capacidade de intervenção contribuindo para o bem estar dos outros; 

- apoiar famílias carenciadas, devidamente sinalizadas, do Concelho de Leiria, nomeadamente através da realização de uma Caminhada Solidária no dia 21 de Novembro e de atividades que envolvam alunos pais e professores tais como realização de uma quermesse e de um lanche solidário. 

- assegurar a continuidade do apadrinhamento das duas crianças do projeto “Escolinha do André”: Constância e David, apoiados pela ONGD – Um Pequeno Gesto Uma Grande Ajuda, que atua em Moçambique, na zona de XAI-XAI, através da realização de um Espetáculo Solidário de Música e Dança, no Teatro José Lúcio da Silva, no dia 1 de Fevereiro de 2015. 

- incentivar a participação dos alunos no exercício pleno da sua cidadania, através da participação nas campanhas de reciclagem de telemóveis, tinteiros e tonners, cuja verba reverte a favor da Organização não Governamental – Um Pequeno Gesto, certificada em Portugal e Moçambique: 

ONGD_Um Pequeno Gesto: www.umpequenogesto.org/

Pegando nas palavras das professoras dinamizadoras, deixamos este apelo: 
TODOS OS APOIOS SÃO IMPORTANTES POR ISSO, CONTAMOS COM O TEU!


O logotipo do projeto (acima reproduzido) foi criado já este ano letivo por alunos do 7º ano da professora Lucinda Crespo. Este projeto, que já apadrinhou duas crianças Moçambicanas, foi efetuado por alunos das turmas do 7º A e 7º F, no ano transato, e que agora frequentam o 8ºA e o 8ºE.


A Caminhada Solidária que decorreu no Dia da Escola José Saraiva - 21 de novembro, foi muito concorrida e teve o custo simbólico de um euro por pessoa com oferta de um Kit. A verba angariada reverteu a favor da Loja Solidária da ONGD - Coração Sem Fronteiras, que apoia famílias carenciadas na região de Leiria. Dia 5 de dezembro, dia do Voluntário, a responsável pelo núcleo de Leiria do Coração sem Fronteiras (que beneficiará com a verba angariada na caminhada e na quermesse), veio à Biblioteca da José Saraiva, promover uma Sessão de Esclarecimento sobre o trabalho que a ONGD desenvolve e também dar feedback da aplicação angariada na Caminhada Solidária.

Só para ficarmos com uma ideia destes eventos, aqui ficam algumas fotos.





        

Sem comentários:

Enviar um comentário