04/11/2016

“A TERRA TREME”
   A TERRA TREME é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. O exercício ajuda a população a conhecer e praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo. 
     Esta atividade, organizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, faz parte de uma campanha de sensibilização e preparação, com o objetivo de contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem comportamentos simples de segurança, mas que podem salvar vidas, inteirando-se sobre o que fazer antes, durante e após um sismo.
     A Proteção Civil desafiou todos os portugueses a participar nesta ação, no passado dia 13 de outubro de 2016, às 10h13 "onde quer que estejam, estão convidadas a participar no exercício nacional, e efetuar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: Baixar - baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; Proteger - proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente; e Aguardar - aguarde até a terra parar de tremer".
     No dia 13 de outubro, às 10h13, os alunos da turma C, do quinto ano, participaram com a professora de Matemática, Maria Luísa Eliseu, no exercício nacional “A TERRA TREME”.  À hora marcada todos executaram os 3 gestos básicos de proteção em caso de sismo.
     Esta ação contribuiu para aumentar a preparação da autoproteção dos alunos em situação de emergência, e todos os envolvidos participaram de forma ativa, informada e consciente. 
Professora Luísa Eliseu



Sem comentários:

Enviar um comentário