12/01/2015

“A TERRA TREME”


A TERRA TREME é um exercício público de preparação e autoproteção para o risco sísmico, com a duração de um minuto, durante o qual os cidadãos, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas) podem participar
Este exercício, organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, faz parte de uma campanha de sensibilização e preparação, com o objetivo de contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem comportamentos simples de segurança, mas que podem salvar vidas, inteirando-se sobre o que fazer antes, durante e após um sismo.
A Proteção Civil desafiou todos os portugueses a participar nesta ação, no passado dia 13 de outubro de 2014, às 10h13 "onde quer que estejam, estão convidadas a participar no exercício nacional, e efetuar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: Baixar - baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; Proteger - proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente; e Aguardar - aguarde até a terra parar de tremer".

E criou uma página para explicar e promover esta ação de sensibilização e onde os cidadãos se podiam inscrever.
No dia 13 de outubro, às 10h13, os alunos da turma B, do quinto ano, participaram com a professora de Matemática, Maria Luísa Eliseu, no exercício nacional “A TERRA TREME”.  À hora marcada todos executaram os 3 gestos básicos de proteção em caso de sismo.
Esta ação contribuiu para aumentar a preparação da autoproteção dos alunos em situação de emergência, e todos os envolvidos participaram de forma ativa, informada e consciente.




















Sem comentários:

Enviar um comentário